top of page

Elevado no Centro de Santos entra em obras de revitalização

O Elevado Aristides Bastos Machado, ao lado da Rodoviária, no Centro Histórico de Santos, entrará em obras na segunda-feira (6), na maior intervenção já realizada nessa estrutura desde a inauguração, há quase 47 anos.


foto: Doug Fernandes/arquivo

Com 385 metros de extensão, o elevado passará por reparo e reforço estrutural, com intervenções principais no viaduto e no entorno, este se transformando em área de esporte e lazer. Para a realização dos trabalhos, haverá necessidade de interdição no trânsito (leia mais abaixo).


Supervisionada pela Secretaria de Serviços Públicos, a obra prevê “recuperação de todos os elementos estruturais do viaduto, como pilares e guarda-corpos, recebendo inicialmente uma limpeza da superfície; recuperação estrutural, reforma na pavimentação, pintura e melhoria na iluminação, com a instalação de 18 novos postes (18) e de 628 lâmpadas especiais para a iluminação cênica”, como enumera o engenheiro chefe do Departamento de Infraestrutura, Ronald Santos Lima.


O projeto contempla ainda a reurbanização da área sob o viaduto, com a implementação de quadra de basquete e um skatepark. A ambiente receberá ainda bancos e lixeiras e sistema de iluminação exclusivo para esse setor, com implantação de 80 projetores LED.

Para completar as intervenções, as principais vias de acesso, saída ou retorno para o viaduto também serão recapeadas.



Os serviços serão realizados pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 25.576.085,67, sendo R$ 19.317.643,74 provenientes de emendas e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual é de 18 meses.


ACESSO IMPORTANTE

O Viaduto Aristides Bastos Machado é uma das mais importantes rotas de ligação de Santos, com circulação de cerca de 50 mil veículos por dia. A estrutura dá acesso a diversos roteiros como o Centro Histórico, Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini/Concais, Avenida Ana Costa e orla. Fica próximo à Estação Rodoviária, Terminal de Passageiros do Valongo, Linha Turística do Bonde, Palácio José Bonifácio, Museu do Café, Monte Serrat e outras atrações.


INTERDIÇÕES

O trânsito de veículos no Elevado Aristides Bastos Machado será interditado no sentido Centro-Valongo, a partir das 9h de segunda-feira (6).


Com o bloqueio no trecho entre as vias São Francisco e Getúlio Vargas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) orienta os motoristas procedentes da Vila Mathias a seguirem pela Praça dos Andradas ao sair do túnel e ingressar à esquerda na Avenida Visconde de São Leopoldo, rumo à Zona Noroeste e à entrada da Cidade.


Para auxiliar na fluidez do tráfego durante o período de obras, a CET fará operações diárias com agentes, principalmente nos horários de maior movimento (manhã e tarde), além do monitoramento por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Em caso de urgências no trânsito, a companhia pode ser acionada pelo 0800-7719194.


FAIXA REVERSÍVEL - Em razão do bloqueio da pista do Elevado, a CET suspenderá o sistema de faixa reversível, ativado diariamente em direção à Avenida São Francisco (Centro), entre 7h e 9h.


Matéria original publicada no site da Prefeitura de Santos

70 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page