top of page

Carnaval no Centro Histórico de Santos promete muita folia

Todas as atenções se voltam para a folia que vai rolar no Centro Histórico de Santos, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com as realizações do 22º Carnabonde e do 2º Carnacentro.


Carnacentro

Carnabonde


No sábado de Carnaval, mais uma vez o Carnabonde fará a alegria no Centro Histórico de Santos. O evento, além de ser um grande baile carnavalesco a céu aberto, visa o resgate histórico do carnaval santista, rendendo homenagens àqueles que contribuíram de forma significativa para a festa na Cidade.


A 22ª edição do evento, que já se tornou tradição no Município e é reconhecido nacionalmente, prestará homenagem ao bloco ‘Raparigas do Último Gole’, que por décadas animou a folia em Santos, principalmente na região do Gonzaga.


Por volta das 15h30, o bonde especialmente decorado pela equipe do artista plástico André Leahun, contando com as presenças da Corte Carnavalesca e das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS), sairá em cortejo pelas ruas do Centro Histórico.


O trajeto seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, e retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.


Carnacentro


Dos dias 11 a 13 de fevereiro, a partir do meio-dia, acontece a 2ª edição do Carnacentro, reunindo as bandas carnavalescas da Cidade, em um circuito que percorrerá as ruas do Centro Histórico.


Além das bandas de Santos, blocos de sucesso de São Paulo e Rio de Janeiro também farão parte da festa. O evento ainda terá como novidade um espaço para criançada, com atrações exclusivas para o público infantil.


Nos três dias de Carnacentro, de hora em hora, uma banda sairá em cortejo, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, em direção à Praça Rui Barbosa. Depois, os foliões percorrerão as ruas do Comércio, José Ricardo, Tuiuti, Riachuelo, retornando à Praça Mauá.


Já o palco principal, também na Praça Mauá, terá uma atração especial, sempre a partir das 18h. No dia 11, apresenta-se ‘Sargento Pimenta’, bloco que faz sucesso no carnaval carioca, trazendo no repertório versões de canções dos Beatles.

Bloco do Sargento Pimenta

Dia 12, a atração será o bloco carioca ‘Orquestra Voadora’, fazendo uma animada mistura de marchinhas com sambas, rock'n roll, trilhas sonoras de filmes, desenhos animados e música pop em geral.


Fechando a programação do palco principal, dia 13 será a vez do ‘Mulheres de Chico’, bloco 100% feminino que faz uma releitura original do universo musical criado pelo gênio Chico Buarque de Holanda.


Para a criançada


Um corredor da folia para as crianças será especialmente preparado para esta edição do Carnacentro. Na Rua XV de Novembro, entre as ruas Frei Gaspar e Riachuelo, haverá atrações para fazer a criançada pular e dançar à vontade.



Programação Carnacentro


Domingo (11)

13h – Banda White Day

13h45 – Banda Fúria do Paquetá

14h - Komboio Cultural apresenta ‘Bloco Zigzaguiá’ (palco Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda BB do Estuário

15h15 – Banda Skinão do Marapé

16h – Banda Vahia de Abreu

16h45 – Banda Foliões da Ponte

17h30 – Banda Ricardo Pinto

18h – Bloco Sargento Pimenta (palco da Praça Mauá)

18h15 – Banda do Jau


Segunda (12)

13h – Banda do Centro

13h45 – Banda Concentra + Não Sai

14h – Beatles para Crianças (palco Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda do Dragão

15h15 – Banda Vila Mathias

16h – Banda do Jô

16h45 – Banda Acadêmicos Vila Mathias

17h30 – Banda Vila Sapo

18h – ‘Bloco Orquestra Voadora’ (palco da Praça Mauá)


Terça (13)

13h – Banda Só Amigos

13h45 – Banda Carnacachaça

14h - ‘Tirolli Band’ (palco da Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda Bebo Mas Não Travo

15h15 – Banda do Saci

16h – Banda da Capela

16h45 – Banda do Chupa

17h30 – Banda Estivadores

18h – Bloco ‘Mulheres de Chico’ (palco da Praça Mauá)


Segurança


Para garantir a segurança nos quatro dias, todo o entorno da Praça Mauá será cercado e haverá revista dos participantes pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). Os percursos serão monitorados pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura e drone da PM, que ainda contará com efetivo de mais 150 policiais.

Seguindo as recomendações da Polícia Militar, outras medidas serão tomadas para garantir a segurança de todos. Entre elas solicita-se que os responsáveis identifiquem as crianças com crachá ou pulseira, onde constem nome do menor, nome dos pais e telefone de contato. 


Não será permitida a entrada com os seguintes itens:

  • Qualquer tipo de recipiente de vidro

  • Coolers, isopores e caixas térmicas

  • Guarda-chuvas grandes com ponta

  • Qualquer tipo de lata

  • Presilhas de cabelo de metal

  • Substâncias tóxicas

  • Fogos de artifícios ou artefatos

  • Espumas de lata

  • Balões em geral

  • Materiais ou objetos que podem causar ferimentos

  • Armas de fogo ou brancas de qualquer tipo ou espécie

  • Capacete


Divirta-se com responsabilidade!



Matéria original publicada em santos.sp.gov.br


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page