top of page

Santos será sede de evento mundial da Unesco sobre economia criativa



Santos sedia entre os próximos dias 18 e 22, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, um hub global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.

O Município é o primeiro da América Latina a sediar o evento, que reunirá representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec (Canadá), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Dacar (Senegal), Seul (Coreia do Sul), Milão (Itália), Bristol (Inglaterra) e Guadalajara (México), e outras.

Já o grupo de conferencistas contempla representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

Diante dos desafios impostos pelo século 21, a cultura e a economia criativa, em particular, representam uma oportunidade importante para a transformação da sociedade, especialmente nos centros urbanos, que devem concentrar 68% da população mundial até o ano de 2050, segundo estudos recentes.

A partir de uma extensa programação, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco vai destacar o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela Organização.

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral Assistente de Cultura da Unesco.


Criatividade, Caminho para a Igualdade


O tema do evento, ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’, servirá de fio condutor para a conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.

O foco das seis Sessões Transversais programadas para o encontro é: África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia; Recuperação Pós-Pandêmica.

Uma publicação inédita, intitulada “Resposta das Cidades Criativas da Unesco à Covid-19: da ação imediata à recuperação a longo prazo”, que reúne soluções urbanas práticas de cerca de 90 cidades-membro em mais de 40 países, também será lançada durante a Conferência.


Santos, Cidade Criativa do Audiovisual


Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina - e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual - escolhida para sediar a Conferência Anual.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no Município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.

"A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano", destaca o prefeito Rogério Santos.

Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro.


Expo Cidades Criativas e Programação Artístico-Cultural


Além da Conferência, reservada para autoridades e participantes previamente inscritos, entre os dias 18 e 22 de julho (segunda a sexta-feira) acontece também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público em geral. A proposta é acolher cidades e pessoas interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da Unesco e promover a troca de experiências e aprendizados no segmento da economia criativa.

A Expo Brazilian Creative Cities reunirá profissionais e instituições de diferentes interesse, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de São Paulo (USP), entre outros.

Entre os assuntos a serem abordados pela Expo estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da governança ambiental, social e corporativa, temas englobados na sigla ESG (Environmental, Social and Governance) e startups de destaque no mercado da produção cinematográfica.

Já entre os dias 21 e 24 de julho (quinta-feira a domingo), no Centro da Cidade, a Prefeitura de Santos realiza uma extensa programação artístico-cultural, gratuita e aberta ao público, voltada para os sete segmentos criativos da rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é realizada pela Unesco, em colaboração com a cidade-sede Santos e apoio do Santos Convention & Visitors Bureau. A programação Cultural do Centro Histórico e da Expo Brazilian Creative Cities tem como patrocinadores DP World Santos, Terracom e Gelog e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP, Blue Med Convention Center/GL Events.


SERVIÇO

14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco

Acesso restrito a autoridades e participantes previamente inscritos

De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira

Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos-SP

EXPO Brazilian Creative Cities

Aberta ao público

De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira

Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos-SP

Programação Artístico-Cultural no Centro Histórico de Santos

Cinema, música, literatura, artesanato, design e gastronomia

Evento gratuito aberto ao público

De 21 a 24 de julho, de quinta a domingo

Locais: Teatro Guarany, Museu Pelé, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada e Praça Mauá.

Mais informações, acesse aqui.

Acesse também as redes sociais

@UNESCO: Twitter | @UNESCO: Facebook

@UNESCO: Linkedin | @unesco: IG


Matéria original publicada em https://turismosantos.com.br/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page